Guia Definitivo do protetor solar

junho 21, 2018


Quando a gente começa e entender rotina de cuidados com a pele o primeiro tópico que surge é sobre a proteção solar. Na rotina coreana o protetor solar é item primordial para que a rotina funcione.
Em tempos de aquecimento global porque você ainda acha que ele não é importante.
A gente se engana muito sobre o uso do  filtro solar (inclusive eu!) não ser importante na nossa rotina diária. Um estudo do New England Journal of Medicine publicou a um tempo atrás a foto de caminhoneiro de 69 anos que ficava com apenas um dos lados do rosto estava exposto ao sol. Veja a diferença do impacto do sol no nosso dia a dia.


Entendendo mais sobre o proteção solar:
*SPF / FPS significa “fator de proteção solar”.
* Quando você usa protetor solar todos os dias, reduz em 50% o risco de câncer de pele.
* Os raios UV do sol podem causar rugas prematuras, pigmentação e pele sem brilho.
* Nunca é cedo ou tarde demais para começar a aplicar protetor solar!
*Quando se usa produtos como ácidos ou  esfoliantes químicos como AHA ou BHA , o protetor solar é ainda mais crucial, pois esses produtos causam aumento da fotossensibilidade - que é quando sua pele tem um nível mais alto de sensibilidade e reação à exposição aos raios UV do que o normal. pode causar irritação e queimadura solar mais rapidamente e mais intensamente

Entendo UVA / UVB / UVC
Os raios solares abrangem 3 tipos :

UVA: estes são os raios que são a maior causa do envelhecimento precose. Isso afeta e quebra a elastina e o colágeno na pele e libera os radicais livres, que resultam em envelhecimento acelerado, rugas, manchas marrons, hiperpigmentação, descoloração e pele irregular e áspera. Dermatologistas estimam que 80-90% das rugas da pele e sinais de envelhecimento são devidos à exposição a longo prazo dos raios UVA . Na pior das hipóteses, isso pode levar ao câncer de pele. O UVA é mais potente do que o UVB, pois pode penetrar através das nuvens e vidro / janelas, bem como mais profundamente na pele para danificar as células.

UVB: estes são os raios responsáveis ​​pela queima e muitas outras doenças de pele e câncer. (Por exemplo, melanoma e carcinoma basocelular). O UVB tem um comprimento de onda menor, de modo que não penetre tão profundamente na pele quanto o UVA, mas focalizará seu dano na epiderme (camada mais externa da pele), tornando-o vermelho e dolorido.

UVC: isso é menos importante para nós porque tem o menor comprimento de onda que não penetra em nossa atmosfera, portanto não nos afetará como raios UVA ou UVB .


Tipos de Protetores solar:

Mineral / Físico :

Existem basicamente 2 tipos diferentes de protetores solares no mercado - minerais e químicos que se referem aos ingredientes / filtros ativos de proteção solar.
Protetor solar mineral (também conhecido como físico, inorgânico) - esse tipo de protetor solar inclui ÓXIDO DE ZINCO , DIÓXIDO DE TITÂNIO ou ambos combinados.
Eles trabalham imediatamente após a aplicação e se sentam na pele para desviar e bloquear os raios do sol. Pense neles  criado uma barreira que impede os raios de  penetrar da pele.
Normalmente fórmulas mais cremes e mais grossas que são conhecidas por dar-lhe esse aspecto branco.
Melhor para a pele sensível propensa a vermelhidão, acne, fugas, etc Se você tem rosácea, os filtros solares minerais são definitivamente preferíveis porque eles desviam raios UV e calor que mantém a pele mais fria e mais calma.
Os filtros minerais são mais estáveis ​​e o óxido de zinco fornece proteção UV completa e a proteção imediata após a aplicação.

Químico:
Protetor solar químico (também conhecido como orgânico) - há muito mais filtros químicos ativos em comparação com os minerais e os protetores solares químicos normalmente usam uma combinação de 2 ou mais em suas formulações.
Os tipos mais comuns incluem: OXYBENZONE *, OCTINOXATE * (também conhecido como metoxicinamato de etilhexil), HOMOSALATE *, AVOBENZONE, OCTISALATE e OCTOCRYLENE.
Os filtros solares químicos normalmente levam de 20 a 30 minutos após a aplicação para serem eficazes, e trabalham absorvendo os raios UV e neutralizando seus efeitos nocivos.
Geralmente tem formulações mais usáveis, especialmente sob maquiagem. Sem apecto branco, leve, espalhe e absorva rapidamente.
Filtros químicos podem causar reações negativas na pele. Tipos de pele sensível são mais propensos. Ele também absorve o calor dos raios UV para tornar a pele facilmente irritada e vermelha. Alguns filtros químicos são instáveis ​​e podem quebrar ao longo do tempo, tornando-os menos eficazes contra os raios UVA.
Após a aplicação, você precisa aguardar 20 a 30 minutos antes de obter exposição solar para absorver completamente e oferecer proteção UV completa. (Se você usa maquiagem, é melhor esperar 5-10 minutos após o protetor solar, antes de aplicar).

Fator de Proteção Solar:
FPS é uma medida de quanto tempo sua pele é protegida dos raios UVB antes de começar a queimar.
Por exemplo, se você costuma queimar depois de 10 minutos, um FPS de 15 permite 15x mais proteção (10 × 15) = 150 minutos.

Como funciona o FPS dos filtros:

  • FPS 15 bloqueia 93% dos raios UVB
  • FPS 30 bloqueia 97% dos raios UVB
  • SPF 50 bloqueia 98% dos raios UVB


Como devemos usar?
Se você está indo para a praia ou você apenas tem que ir ao trabalho, você deve aplicar protetor solar no rosto, orelhas e pescoço e partes expostas todas as manhãs. Quando você passa o dia inteiro ao sol, você deve reaplicar seu protetor solar a cada duas horas no mínimo.
Você deve passar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Se você já usa maquiagem com proteção solar não esqueça do restante do corpo.


Créditos:
wantasticbeauty
allure
Sokoglam
hudabeauty


LEIA TAMBEM:

1 comentários

  1. Artigo bem completo sobre protetor solar, gostei muito da informação.
    www.paulaleticia.com

    ResponderExcluir